Consulta Psiquiátrica
O que é?
A consulta psiquiátrica consiste na realização do diagnostico e tratamento, com prescrições de medicamentos , para os transtornos do pensamento, do afeto, da personalidade, e do comportamento. O objetivo do médico psiquiatra é promover a saúde física, mental e psicossocial do seu paciente, identificando as disfunções, sejam elas orgânicas ou psíquicas, e oferecendo o tratamento mais indicado.
Como é uma consulta psiquiátrica?
Por se tratar de uma especialidade médica, a consulta psiquiátrica consiste em identificar o problema, esclarecer dúvidas, orientar o paciente, diagnosticar o transtorno, propor um plano de tratamento e realizar o acompanhamento durante todo esse processo. É importante esclarecer que o atendimento psiquiátrico é um processo diferente do atendimento psicoterápico.
Posso ir à consulta acompanhado?
O acompanhante pode ser necessário como contribuinte de informações para o diagnóstico, porém importante que seja de comum acordo com o paciente, e que sua presença não seja inibitória. Em geral, é o próprio paciente quem define se irá consultar-se acompanhado ou não. No entanto, algumas patologias que comprometem o juízo crítico e de realidade, faz-se necessário que a família ou responsáveis assumam o comando e participem do tratamento, a pedido médico .
Como é o tratamento?
O tratamento psiquiátrico envolve o uso de medicamentos, e indicações de tratamentos complementares como a psicoterapia e orientações sobre comportamento e estilo de vida.
Em geral, a decisão terapêutica é tomada em comum acordo entre o psiquiatra e o paciente.
Não tenha medo ou vergonha de expor aquilo que o incomoda, o psiquiatra não irá julgá-lo pelo que você diz ou sente. A função do médico psiquiatra é simplesmente ajudá-lo. Portanto, aproveite esta oportunidade durante o momento da consulta.